Acupuntura: Medicina Tradicional Chinesa trata eficazmente insônia

In: Notícias sobre Acupuntura

23 mar 2011

(NaturalNews) A insônia é uma condição comum na qual as pessoas têm dificuldade tanto em adormecer ou permanecer dormindo. Ela é relatada pela Organização Mundial de Saúde como uma condição que pode ser tratada de forma eficaz pela acupuntura (1). A acupuntura, que na verdade trata a pessoa e não a doença, ajuda a equilibrar a energia do corpo.

A insônia pode ter muitas causas, a sua descoberta é a parte importante do diagnóstico e tratamento. Por exemplo, a dor pode causar insônia porque a pessoa não é capaz de ficar em uma posição confortável para dormir e acorda com dor. Nesse caso, deve-se corrigie a posição de dormir e tratar a dor.

Comer tarde da noite é uma causa comum de insônia. Quando as pessoas comem até as dezenove horas, dormir muitas vezes é muito mais fácil e tranqüilo. De acordo com o relógio chinês, a digestão é mais intensa na parte da manhã, das sete horas às nove horas (para o estômago), e das nove horas às onze horas para o Baço/Pâncreas. Doze horas mais tarde, das dezenove horas às vinte e treis horas, a digestão é mais lenta, e comer muito (pesado) vai causar gases, flatulência e indigestão, tornando difícil para um adormecer fácil. Outras causas da insônia de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa são a deficiência de “yin”, um desequilíbrio do “yin” e do “yang”, o desequilíbrio do coração, do baço e deficiência de “qi” do fígado estagnado.

O acupunturista faz uma anamnese detalhada, que inclui o questionamento, a análise do pulso e língua para o diagnóstico, para ter uma imagem completa do paciente como um todo. Mesmo se for constatado que dois diferentes pacientes têm insônia, como resultado da deficiência de “yin”, seus tratamentos podem ser diferentes, dependendo da constituição de cada pessoa (tipo e a energia do corpo e da saúde geral) e outros fatores.

Isso é o que faz a acupuntura ela trata de modo individualizado e eficaz, não existe uma receita para uma condição. Cada vez que um paciente chega, ele é reavaliado, sendo cada tratamento individualizado. Raramente se trabalha apenas em um único sintoma, em cada tratamento, a pessoa como um todo está sendo avaliada e tratada.

No entanto, alguns pontos são úteis para o tratamento da insônia que vão ser fortemente considerados, não importa qual a causa, incluindo:

C7 (Shen Men), o que ajuda a acalmar o coração e o espírito

ANMIAM, um ponto extra traduzido como sono tranqüilo.

YINTANG, outro ponto extra, que está entre as sobrancelhas e promove o relaxamento.
A Moxabustão, também pode ser útil. Há um ponto conhecido como o ponto de insônia, onde cones de moxa podem ser queimados, isso ajuda a dar equilíbrio e conseqüentemente a dormir. Fórmulas herbáceas chinesas também podem ser eficazes para ajudar no equilíbrio de energia e permitir que o sono venha mais facilmente. Não importa qual a causa, a insônia é uma condição comum que a acupuntura e a medicina tradicional chinesa pode ter um efeito eficaz sobre o tratamento.

Referências:

Bensky Dan, e Gamble, André:. Chinês Herbal medicamentos e estratégias. Fórmulas Eastland Press, Inc., Seattle, WA. 1990

Bensky, Dan and Gamble, Andrew. Chinese Herbal Medicine, Materia Medica. Eastland Press, Inc. Seattle, WA. Bensky Dan, e Gamble, Andrew. Chineses Fitoterapia, Materia Medica. Eastland Press, Inc., Seattle, WA. 1986.

Xinnong, Cheng, Chief Editor. Chinese Acupuncture and Moxibustion. Foreign Language Press, Beijing. Xinnong, Cheng Editor Chefe. Acupuntura Chinesa e Moxibustão. Press Língua Estrangeira, em Pequim. 1990.

Zhu, Chun-Han. Clinical Handbook of Chinese Prepared Medicines. Paradigm Publications. Zhu, Chun-Han. Manual Clínico de medicamentos preparados chineses. Publicações Paradigm. Brookline, MA. Brookline, Massachusetts. 1989.

Comente Aqui!

Sobre o Site

Este site tem o objetivo de divulgar notícias sobre a acupuntura, técnica milenar chinesa voltada para a saúde e bem estar da população e o atendimento de pacientes através do Dr. Márcio Ferreira.

  • Ana Célia: Também tenho neuropatia periférica gostaria de saber se a acumpultura da resultados já tomei var [...]
  • Luiz Antonio Pirovani: Meu filho tem problemas de deficit de atenção; e agora esta aparecendo um sintoma de esquizofrenia [...]
  • Sonia Reis: Gostaria de manter contato com Márcia Versiani , para saber quais fitoterápicos que ela usa! Por f [...]
  • Vitor Costa: Bom dia, Gostaria de saber onde fazer este tratamento de acupuntura em Portugal. Preferência zona [...]
  • Elisangela: Sueli! minha mãe também toma lyrica de 75 mg. Ela tomou a muito tempo o cabamazepina, mas quase mo [...]