A acupuntura trata a neuropatia periférica

In: Notícias sobre Acupuntura

3 mai 2011

Natural News – Neuropatia, ou neuropatia periférica, é definida como dormência, formigamento ou dor nos nervos, muitas vezes nas mãos e nos pés. É um sintoma bastante comum, ocorrendo em pessoas com lesão medular, diabetes e doenças genéticas, como Síndrome de Charcot-Marie-Tooth. A acupuntura pode ser uma forma eficaz de tratar esses sintomas, trazendo vida, energia e sensação de volta para as extremidades.

A neuropatia é um sintoma grave, o que freqüentemente diminui a qualidade de vida. Quando as pessoas não sentem partes de seu corpo, são mais propensos a lesões e infecções, bem como encontram dificuldade em tarefas diárias, como caminhar,etc. As pessoas que têm este sintoma como parte de uma desordem genética, também lidam com os medos e as esperanças que vão além de ter uma doença rara.

A acupuntura é uma ferramenta poderosa não só para equilibrar o qi – ou energia – no corpo, mas para trazer, a esperança de paz e tranqüilidade para a mente.

Quando houver dormência periférica não há qi o bastante, atingindo essas áreas, de acordo com a medicina tradicional chinesa. Isto pode ser para uma variedade de razões, mas principalmente para:

  1. Há muito pouca energia nesse sistema órgão / meridiano
  2. Algo está bloqueando a energia de chegar à área.

Às vezes, haverá uma combinação dos dois, e muitas vezes os sistemas de múltiplos órgãos / meridianos estão envolvidos. Há também diversas causas para a condição. Cada uma dessas coisas é considerada e abordada, e um plano de tratamento que melhor se adapte ao paciente será traçado.

Em geral, o tratamento implica na seleção de pontos que promovem a circulação de energia nos meridianos. Se o calor ou o frio é a causa, o tratamento deve incluir tanto de dissipação de calor ou aquecimento do frio.

Às vezes, a fraqueza e flacidez nas extremidades é classificado como síndrome wei. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, este é o resultado da má nutrição dos tendões, devido ao esgotamento dos fluidos do corpo, causada por “excesso de calor”, permanecendo no corpo após uma doença. Síndrome Wei muitas vezes requer longos períodos de tratamento.

Acupuntura muitas vezes traz um alívio imediato – especialmente quando há dor – mas ele provavelmente vai induzir o corpo a permanecer em equilíbrio, proporcionando efeitos duradouros. Quantas vezes ou quanto tempo o tratamento deverá seguir prosseguir é individual, depende da causa e da constituição geral e da saúde do paciente. Como mencionado acima, a síndrome Wei pode exigir um longo processo de tratamento.

Acupuntura funciona por tratar a pessoa como um todo, equilibrando corpo, mente e espírito e permitindo que o corpo faça o que precisa fazer para se curar. A acupuntura ajuda a remover bloqueios, ajuda a aumentar a energia em áreas de deficiência, e ajuda o paciente a ser mais presente e mais focado, mas em última análise, é o nosso próprio corpo e energia que são capazes de curar.

Referências:

1- CMTA Special Report: CMT Facts III CMT. Published by Charcot-Marie-Tooth Association. 2700 Chestnut Parkway. Chester, PA. 19013.

2- Flapan Marcos:. Living With Raros uma desordem e medo. Hope Relatório Especial CMTA: Fatos CMT III. Published by the Charcot-Marie-Tooth Association.

3- Maciocia, Giovanni:. Os Fundamentos da Medicina Chinesa um texto abrangente para Acupunturistas e Herbalists Segunda Edição.. Churchill Livingstone. 2005.

38 Responses to A acupuntura trata a neuropatia periférica

Avatar

Rogerio

agosto 13th, 2011 at 7:06

Minha filha teve diagnóstico recente de CMT e diz que o pior da doença é a expectativa de vida limitada e as dormencias que acometem os seus membros. Quais as possibilidades de controle dos sintomas pela acupuntura e as melhoras que podem ocorrer? Moro no RJ.

Avatar

KARLA REGINA

setembro 29th, 2011 at 0:02

ROGERIO,
MEU FILHO TEM 16 ANOS E TAMBÉM TEVE RECENTEMENTE DIAGNÓSTICO DE CMT.
AQUI EM FORTALEZA, TEMOS UM NEUROLOGISTA MOTOR QUE É FANTÁSTICO E EM NENHUM MOMENTO ELE ME PASSOU QUE ESSA SÍNDROME LIMITA A EXPECTATIVA DE VIDA.
DIA 03/10, TEREMOS OUTRO ENCONTRO COM ELE.
SE DESEJAR ME ENVIE UM E-MAIL E PODEMOS PARTILHAR UM POUCO.
UM ABRAÇO,
KARLA REGINA

Avatar

admin

setembro 29th, 2011 at 14:28

Boa tarde Karla,

Entre em contato através do meu e-mail marciowsf@itelefonica.com.br.

Avatar

Edson Jose

outubro 10th, 2011 at 23:12

Minha esposa foi diagnostica com neuropatia periferica da diabetes, tem dores constante no nervo da perna direita, ela tem dores da regiao da bacia pra baixo, tem formigamento, queimação, esta tratando mas continua com dores, a acupuntura poderia ajudar neste caso, ela fez um bloqueio com um medico especialista em dor, esta dentro do periodo de 21 dias, as dores diminuirão mas ainda tem, ela fica muito mal.

Avatar

Marcelo

novembro 11th, 2011 at 21:18

Cmt tem cura

Avatar

ROSE DE CARVALHO

novembro 13th, 2011 at 10:02

karla Regina , bom dia eu tbm tenho um filho de 25 anos que teve o dignóstico de CMT.Gostaria de conseguir contigo o contato do médico que trata teu filho , moro em São Luis Maranhão.

Avatar

HAROLDO

dezembro 27th, 2011 at 20:22

JÁ FIZ TRATAMENTO VIA FREQUENCIA(RÁDIO), E VIA BALÃO, NO HOSPITAL EDMUNDO VASCONCELOS, ALÉM DO REMÉDIOS CARBAMAZEPINA E BACLOFENO (BACLON), PORÉM A CADA DIA QUE PASSA AS CRISES PIORAM E QUANTIDADE E INTENSIDADE, CASO CONHEÇAM OUTROS MÉTODOS POR FAVOR ME PASSEM, FICO AGRADECIDO. MEU EMAIL: arejal@hotmail.com

Avatar

marlene

janeiro 31st, 2012 at 11:47

ola
em agosto do ano passado meu marido teve hemorragia ,obro muito sangue e vomitou sangue puro ficou internado durante 10 dias tomou 6 bolsas de sangue ,tomou injeção de vitamina até que voltou quase que normal,ele nunca mais bebeu.pq os medicos proibiram.agora ja faz 3 meses que ele sente muita s dores pelo corpo ,passei a freguentar um neuro e ele disse que é polineuropatia o que ele tem ,no mes que vem vai fazer a ultrasom dos 4 menbros
a noite ele fica repuchando as pernas sente muita coceira nas pernas e nos braços alem da dor e ema10 kilos em 6 mesese nós moramos em escadaria ,queria saber do dr. se tem problema de subir e descer escadarias

Avatar

marlene

janeiro 31st, 2012 at 11:49

ou se tenho que procurar uma casa baixa. estou no aguardo .
att/ marlene

Avatar

admin

janeiro 31st, 2012 at 17:18

Marlene,
Essa doença infelizmente é de difícil tratamento, não esmoreça, além de tratar a causa, é muito importante o alívio dos sintomas ok! Futuramente acredito que a Sra. terá que morar em uma residência térrea ok! A Sra. já procurou um “Fisiatra” além dos tratamentos alternativos?

Avatar

luizgeraldosantos

fevereiro 5th, 2012 at 16:12

ola amigos tambem fui sorteado tenho neuropatia.aceito emails dos colegas. saude e paz para todos aguardo noticias moro no rj e gostaria de ter endereço de acunputuristas grato

Avatar

admin

fevereiro 7th, 2012 at 16:39

Prezado Luiz,

Entre em contato com o Dr. Allan Ponts, tel (21) 3335-9693 ou e-mail acupuntura2005@globo.com.

Avatar

mauro henrique

fevereiro 14th, 2012 at 21:12

ola gostaria de saber o que multineuropatia lombasacra e si tem cura e quanto tempo demora aguardo uma resposta ancioso obrigado

Avatar

admin

fevereiro 15th, 2012 at 14:25

Sr. Mauro,
Seria prudente o sr. procurar um profissional para que ele pudesse avaliar o seu caso, aí sim poderá dar uma opinião quanto a tratamento/duração/etc. ok!

Avatar

Telvia Teixeira Loyola

fevereiro 15th, 2012 at 23:12

Olá ?
Gostaria de uma orientação sua .
Quais pontos da acupuntura é usado
na neuropatia ? Melhora o paciente ?
Atenciosamente .

Avatar

admin

fevereiro 16th, 2012 at 9:26

Prezada Telvia,

Como está descrito no artigo abaixo, a seleção de pontos é exclusiva de cada paciente, levando-se em consideração os padrões de desarmonia, as deficiências energéticas e os meridianos envolvidos. Portanto para cada paciente levando-se em consideração estes fatores, deve ser feita uma seleção de pontos para tratar a n
Neuropatia Periférica.

Considerações sobre a Neuropatia Periférica -

Quando houver dormência periférica não há “QI” o bastante, atingindo essas áreas, de acordo com a medicina tradicional chinesa. Isto pode ser para uma variedade de razões, mas principalmente para:

Há muito pouca energia nesse sistema órgão / meridiano
Algo está bloqueando a energia de chegar à área.

Às vezes, haverá uma combinação dos dois, e muitas vezes os sistemas de múltiplos órgãos / meridianos estão envolvidos. Há também diversas causas para a condição. Cada uma dessas coisas é considerada e abordada, e um plano de tratamento que melhor se adapte ao paciente será traçado.

Em geral, o tratamento implica na seleção de pontos que promovem a circulação de energia nos meridianos “QI”. Se o calor ou o frio é a causa, o tratamento deve incluir tanto a dissipação de calor ou aquecimento do frio.

Às vezes, a fraqueza e flacidez nas extremidades é classificada como síndrome “WEI”. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, este é o resultado da má nutrição dos tendões, devido ao esgotamento dos fluidos do corpo, causada por “excesso de calor”, permanecendo no corpo após uma doença. Síndrome “WEI” muitas vezes requer longos períodos de tratamento.

Acupuntura muitas vezes traz um alívio imediato – especialmente quando há dor – mas ele provavelmente vai induzir o corpo a permanecer em equilíbrio, proporcionando efeitos duradouros. Quantas vezes ou quanto tempo o tratamento deverá prosseguir é individual, depende da causa e da constituição geral e da saúde do paciente. Como mencionado acima, a síndrome “WEI” pode exigir um longo processo de tratamento.

Avatar

Gisele

abril 16th, 2012 at 10:42

Minha mãe tem mieloma multiplo, e após tratamento com Velcade apresenta neuropatia periferica no pé direito.
moramos em Santos SP, será que aqui tem alguem que possa nos ajudar, desde já agradeço.

Avatar

Ivan

agosto 10th, 2012 at 11:21

Fiz uma cirurgia de Artrodese na Coluna em Abril deste ano devido há uma hérnia de disco que eu tinha há cerca de 6 anos e como o disco já havia envolvido o nervo o Neurocirurgião teve dificuldade em removê-lo causando uma lesão no nervo que ocasionou uma neuropatia em um dos pés e hoje com mais de três meses após a cirurgia e fazendo fisioterapia ainda não consigo movimentar meu pé ( as dores e o inchaço diminuíram muito) mas por enquanto nada de movimento. Poderiam por favor me dizer se a acupuntura poderia ajudar a recuperar o movimento do pé?

Avatar

Maria de Fatima de Moraes

agosto 11th, 2012 at 13:04

Olà! Eu também estou com neuropatia , tenho muitas dores nos pés estão adormecidos , eu choro muito e descobri que meu irmão tambem tem , preciso de ajuda de algum neuro e conversar co alguem que ja fez tratamento, anciosa obrigado!

Avatar

mirna

setembro 15th, 2012 at 9:17

bom dia! há cerca de 3 meses um neuro diagnosticou que minha mãe tem polineuropatia dps de passar por 3 outros que diziam que era parkinson. tomou medicamento por 8 anos mais ou menos. sou de uberba e gostaria de saber se tem algum acumputurista para indicar. origada!

Avatar

Maria Aparecida

outubro 3rd, 2012 at 20:37

Aparecida.

2 de outubro de 2012.
estou com neuropatia periférica, não tenho encontrado alívio para minhas dores. fui examinada por três médicos, as medicações não tem dado resultados. Tomei uma decizão! Ervas medicinais, se houver resultados: mandarei respostas. Eu nunca entreguei os pontos nos momentos mais difícel de minha vida… sempre superei vários obistácolos!
Não será essa dor miséravel que vai me derrubar.

Avatar

Maria jose castro

novembro 18th, 2012 at 11:30

Tenho polineurite causada por charco marie tothe e estou muito debilitada preciso de um tratamento alternativo .

Avatar

Maria jose castro

novembro 18th, 2012 at 11:30

Por favor me forneçam o nome e endereço do medico neuro motor de fortaleza

Avatar

Jackeline Barreto do Nascimento Nunes

maio 14th, 2013 at 8:34

Bom dia!Quando tinha 12 anos de idade,o neuro me diagnosticou com uma doença chamada neurociscocercose que é o´viros da carne de porco e dai por diante fiz tratamento,há e não tinha cura,sofri por muitos anos,mais fiquei curada por Deus,foi um milagre,já tem 14 anos que estou curada dessa dença,mais só que ela deixou sequelas,depois de algum tempo comei a sentir dores,dormenças,perca de sencibilidades,as pernas começarão a inchar e dar uns vermelhos,e ter muito cansaço e muita fraqueza,ai fui procurar o meu medico e contei tudo o que estava acontecendo,ai ele começou a fazer varios exames e testes ai ele detequitou o que era que eu se tava com essa doença polineuropatia,ai como não era especialidade dele ele me caminhou para outro neurocirurgião,porque tb ele tinha uma desconfiança que eu estava com outra dença junto,ai esse outro medico sugeriu eu fazer uma biopsia no nervo sural,e o resutado era o que os dois médicos suspeitava o diagnostico foi polineuropatia com micro vasculite,e mais uma vez escutei que não tinha cura e eu respondi que para eles não mais pra Deus tem e sigo com minha fé.Bem depois o neuro me disse que eu teria que viver diretamente sem parar com o tratamento,dai por diante comecei a tratar com o medicamento Liryca 150mg,rivotril 2mg,tomo na barriga todos os dias injeção de Clexane de20mlg,e faço pulseterapia e tomo tb outra injeção de clexane de 40 mlg,esses é uma vez por mês faço lá na clinica oncoclinica na Barra,RJ,e quando faço passo muito mal fico de cama uns 6ou 7 dias,digo a vocês que ajuda um pouco a diminuir as dores e o resto e vc vai tentando levar uma vida normal,mais mesmo com otratamento é dificil e as vezes vem as dores,e tb vc tem os seus limites,mais saibam que quem tem esses tipos de problemas não pode ficar sem tratamento e em pode parar,porque se não fica cada fez pior,eu já venho sofrendo e lutando com isso a mas de 6 anos,e por causa de uma cirurgia que tive de fazer e me recuperar, e tb porque o médico que eu trato tem me deixado na mão por causa de congreços,ele é muito bom, mais tb acho que ele visa muito o dinheiro primeiro depoi os pacientes dele,por isso tudo já estou sem fazer a pulseterapia a 8 mêses,e o que aconteceu eu piorei e estou sofrendo muito tem dias que não consigo nem andar,é muita dor,dormenças,incho muito,e minha visão já esta super afetada,por isso eu falo para todos não pode ficar sem tratamento.E eu tb estou escrevendo porque gostaria de saber se eu poço fazer acumputura e se vcs poderia me indicar,e tb se vcs conhece outro especialista neuro nessa area desse tipo de doenças que eu tenho e acho que outras pessoas tb tem e nesse momento esta pricisando de ajuda,assim como eu.E gostaria de saber se esse nossos problemas,se eles tb poderia ser tratado com células troncos e assim nos cura-se.Peço se souberem de tadas essas informações que estou pedindo,por favou me informem me respondendo ou entre em contato comigo;eu tenho 42 anos e moro em Mesquita,RJ.E tb que quiser comversar comigo ou perguntar algo ou tirar duvidas,porque eu sei tudo sobre essas doenças e por tudo que já passei,espero resposta de vcs,obrigado.Há!Inclusivel hoje eu vou no tal do médico no neuro,até que fim consegui uma consuta,Amém.O meu Email: jackelinenuns@gmail.com

Avatar

Miguel Txipati

maio 30th, 2013 at 19:37

Eu vivo em angola moxico, sofro muito com esta doenca a 2 anos,, sinto queimadura em ambos menbros e formigueiro. preciso de ajuda para curar esta doenca

Avatar

JULIO

julho 29th, 2013 at 14:36

POR FAVOR ME INDIQUEM ALGUM ACUMPUTURISTA BEM BELO HORIZONTE COM EXPERIENCIA EM POLINEUROPATIA.

Avatar

Márcia Versiani

julho 30th, 2013 at 13:56

Boa Tarde!

Primeiramente parabenizo essa notícia, informação nunca é demais.

Há um ano atrás descobri duas doenças crônicas, uma diabetes monogenetica chamada mody3 a cada 3 gerações na família alguém desenvolve ela, na ocasião ela classificou-se como tipo 1 e cheguei a usar 30 unidades de insulina por dia, logo depois descobri polirradiculoneuropatia desmilinzante crônica inflamatória, na ocasião perdi os movimentos do pescoço pra baixo.

Fiz muitos tratamentos médicos e nada surtia efeito, então fiz em Belo Horizonte acupuntura, eram 20 pontos pelo corpo todo, com duas sessões tive grau 1 em dois dedos da mão, com 12 sessões já virava na cama e levantava sozinha ainda tetra.

Com a acupuntura e os fitoterápicos recuperei todos os movimentos em 8 meses superando as expectativas de melhora.

Atualmente faço acupuntura e tomo os fitoterápicos e o máximo de sequela que tenho é mínimo.

Avatar

Valdete Silveira Curvo

agosto 11th, 2013 at 19:12

Boa tarde , Márcia Versiani, acabo de ler sua informação e fiquei interessada em saber quem é este médico de Belo Horizonte, apesar de morar em Goiânia. Somente na última sexta feira recebi o diagnóstico de ser portadora de POLINEUROPATIA PERIFÉRICA, só que nunca sentí os sintomas aqui relatados, sinto só muita dor na perna esquerda que me dificulta andar e dormir porque`à noite doi muito, tenho medo dos tratamentos convencionais já que sofro também de ARTRITE REUMATÓIDE, preferindo sempre os tratamentos naturais. Por isto me interessei pelo seu tratamento, se puder me passa esta informação, ficarei muito agradecida. Que Deus a abençoe pela informação.
Abraços. Valdete.

Avatar

Anabela

setembro 2nd, 2013 at 23:01

Valdete gostaria de saber quais os fitoterapicos que voce utiliza? Obrigada

Avatar

JULIO

outubro 9th, 2013 at 13:35

OI MARCIA VERSIANI.

PODE ME INFORMAR QUAL MEDICO ESTA TRATANDO DE VOCÊ?
OBRIGADO!

Avatar

Gerson Martins

outubro 21st, 2013 at 22:45

Boa noite Marcia Versiani,, minha esposa também está com um quadro de polineuropatia e está fazendo tratamento. O tratamento exige internações frequentes, e por período superior á 7 dias, e ultimamente tem tido infecções oque tem dificultado o tratamento. Gostaria de tentar tratamento alternativo com acupuntura e homeopatia ou fitoterapia, mas preciso de indicação de algum profissional que tenha experiência nestes meios alternativos. Li teu comentário e gostaria de ter o nomee endereço ou telefone do profissional com o qual voce se trata em Belo Horizonte. Grato

Avatar

JULIO

outubro 28th, 2013 at 15:03

MORO EM BELO HORIZONTE E DESENVOLVI A POLINEUROPATIA PERIFERICA APOS QUIMIOTERAPIA.

POR FAVOR ME INFORMEM ALGUM PROFISSIONAL QUE POSSA ME AJUDAR AQUI EM BELO HORIZONTE.

ATENCIOSAMENTE,

JÚLIO

Avatar

Camila

dezembro 8th, 2013 at 12:24

Olá, boa Tarde! Sou de Campinas e meu pai foi diagnosticado com polineuropatia após infecção grave nos rins. Gostaria de saber se alguém conhece algum acunputurista especialista em polineuropatia. Grata desde já. Email: ca3107@gmail.com

Avatar

Lourdes

janeiro 30th, 2014 at 17:31

ola boa tarde! sou de Pato branco PR, em janeiro de 2012 fiz uma mastectomia, e iniciei meu tratamento com quimio e radio, mas na terceira sessão de químio comecei sentir fraqueza, dormencia, falta de equilibrio e dores na perna e pé esquerdo, fiz duas vezes o eletroneuromiografia e constatou que sou portadora de uma polineuropatia desmielinizante, e essa semana o medico disse que não existe tratamentonem cirurgia que resolva meu problema, tenho 48 anos e estou desesperada uso bengala e não quero mais sair de casa, gostaria de saber se acupuntura pode me ajudar.

Avatar

Mary

fevereiro 26th, 2014 at 21:52

Estou aqui mais uma vez fuçando na net para ver se consigo encontrar algo ou alguém que me ajude. Em novembro passado após muitas dores, formigamentos, dormência e inchaço nos pés e pernas tive diagnóstico de polineuropatia periférica! O medico chegou a essa conclusão após vários exames incluindo uma eletroneuromiografia. Mal sabotáveis que meu drama estaria apenas começando. O primeiro medico receitou Etna, Lyrica e Millgama. Comecei a tomar sem problemas mas minha família não aceitou p diagnóstico e fui levada a mais 2 médicos. Um concordou com o diagnóstico e o outro não! Disse q acha q esses sintomas podem ser por causa de uma hérnia minúscula que eu tenho. E lógico minha família preferiu acreditar nesse terceiro. E agora? O que faço? Ajud me.

Avatar

Denise

março 8th, 2014 at 23:10

Boa noite.
Faço parte da ABCMT – Associação Brasileira dos Portadores de Charcot Marie Tooth e adorei a reportagem acima. Gostaria de autorização para publicá-la em nosso próximo boletim ou entrevista algum acupunturista com experiência em CMT. Quem vcs me indicam. Aguardo contato pelo e-mail. Obrigada

Avatar

admin

março 10th, 2014 at 23:10

Boa Noite,
Primeiro gostaria de saber seu nome e em que local você se encontra ok! Como a CMT é uma doença genética, o profissional de MTC poderá tratar (minimizar) os sintomas causados por esse desequilíbrio.
Aguardo contato seu.

Avatar

Maria Alice Brum Ramalho

março 24th, 2014 at 13:43

Márcia Versiani, por favor você poderia me informar o nome do médico que está te tratando porque tenho polineuropatia desmielinizante inflamatória crônica e gostaria de me comunicar com ele. Welber Ramalho

Comente Aqui!

Sobre o Site

Este site tem o objetivo de divulgar notícias sobre a acupuntura, técnica milenar chinesa voltada para a saúde e bem estar da população e o atendimento de pacientes através do Dr. Márcio Ferreira.

  • Maria Alice Brum Ramalho: Márcia Versiani, por favor você poderia me informar o nome do médico que está te tratando porque [...]
  • admin: Boa Noite, Primeiro gostaria de saber seu nome e em que local você se encontra ok! Como a CMT é um [...]
  • Denise: Boa noite. Faço parte da ABCMT - Associação Brasileira dos Portadores de Charcot Marie Tooth e a [...]
  • Mary: Estou aqui mais uma vez fuçando na net para ver se consigo encontrar algo ou alguém que me ajude. [...]
  • Lourdes: ola boa tarde! sou de Pato branco PR, em janeiro de 2012 fiz uma mastectomia, e iniciei meu tratamen [...]