A acupuntura trata a retinite pigmentosa – Nova pesquisa

In: Notícias sobre Acupuntura

25 mar 2011

Evidências sugerem que a acupuntura é um tratamento eficaz para a retinite pigmentosa (RP), uma doença ocular degenerativa que pode levar à cegueira. Um estudo recente publicado no Journal of Clinical Acupuntura e Moxabustão conclui que o tratamento com acupuntura protege o nervo óptico de danos causados ​​por pressão intra-ocular, atenuando pressões sobre o nervo óptico e das ultraestruturas1 da retina. O jornal chinês da gestão integrada e medicina ocidental tradicional publicou que o uso da medicina chinesa melhora a atividade do cone da retina de pacientes com retinite pigmentosa, mesmo em casos avançados de degeneração da retina. Usando eletrorretinograma para a investigação, o estudo também conclui que, a Medicina Tradicional Chinesa têm um significado definitivo em retardar a progressão da doença e mantém a visão central. 2 Outro estudo de retinite pigmentosa de pacientes que receberam acupuntura (que vão desde as idades 7-75 anos, mostrou uma melhora significativa e uma parada da deterioração do campo visual 3.

Os pontos de acupuntura, geralmente incluem uma combinação de pontos locais e distais para melhorar avisão e para tratar as desarmonias adjacentes. Um estudo observa que a retinite pigmentosa em pacientes com deficiência de Yang do Baço e do Rim respondem particularmente bem a medicina chinesa. 2 Embora uma desordem genética, a progressão da deterioração da visão pode ser melhorada com a suplementação dos sistemas internos responsáveis ​​pelo equilíbrio homeostático da retina.

Referências:

1- Sum He, Zhang Hu. O efeito protetor do tratamento da acupuntura na retina e nervo óptico em olhos de coelhos com elevada pressão intra-ocular crônica. Journal of Clinical Acupuncture and Moxibustion. 2010-05.

2 – Wu Wei Xing; Tang You-zhi. Estudo sobre Tratamento de Retinose Pigmentar com a Medicina Tradicional Chinesa por eletrorretinograma. CHINESE JOURNAL OF INTEGRATED TRADITIONAL AND WESTERN MEDICINE. 1996.

3- NS Ribeiro, NM Fouzdar. Papel da acupuntura no tratamento de doenças “Incuráveis” da retina. Indian J Ophthalmol 1983;31:1043-6.

8 Responses to A acupuntura trata a retinite pigmentosa – Nova pesquisa

Avatar

doris

outubro 31st, 2012 at 15:50

Gostaria de saber se conhecem algum profissional/ clínica que trabalhe com o enfoque de acupuntaura para pacientes com retinose pigmentosa em Porto Alegre. Estou a procura. Obrigada pela divulgação da matéria

Avatar

Robson Marcos De Marchi

setembro 26th, 2013 at 10:36

Gostaria de saber se conhecem algum profissional/ clínica que trabalhe com o enfoque de acupuntaura para pacientes com retinose pigmentosa em São Paulo. Estou a procura. Minha esposa esta com esse problema e estamos buscando alternativas para melhora. Fico no aguardo e agradeço antecipadamente.

Avatar

Juliana

novembro 4th, 2014 at 17:26

Boa noite Agradecia que me dissessem se Exixte onde fazer o tratamento da acupuntaura em Portugal mais propriamente cidade Porto?

Avatar

Ismael

novembro 5th, 2014 at 8:32

Em Porto Alegre: Travessa da Paz, 39. (Perto da redenção, paralela com a Bento Gonçalves)

Avatar

tiago

maio 26th, 2015 at 11:51

bom dia, qq acupunturista formado pode trabalhar independente da doença, pq a MTC ou acupuntura, nao ha divisoes de especialidade, visto q acupuntura trabalha no QI e Xue, e com patologias como estagnação, fleuma, calor, frio, excesso e vazio. Por isso nao se preocupem se ha somente acupunturista especialista nesta area, pois acupuntura trabalha e cura o paciente de forma individual, atraves da queixa, lingua e pulso. Espero q tenha ajudado vcs, abs

Avatar

Helena Hora

setembro 19th, 2015 at 16:28

Olá, é com alegria que visitei esta página.Agradeço imenso que me responda a esta simples pergunta,tem no Porto ou perto a “casa” para iniciar tratamento?
Obrigada

Avatar

MARCELO CASTRO FONSECA

fevereiro 13th, 2016 at 16:35

Gostaria de saber se conhecem algum profissional/ clínica que trabalhe com o enfoque de acupuntaura para pacientes com retinose pigmentosa em Belo Horizonte – MG. Estou a procura. Obrigada pela divulgação da matéria.

Avatar

Vitor Costa

maio 11th, 2016 at 7:09

Bom dia,
Gostaria de saber onde fazer este tratamento de acupuntura em Portugal. Preferência zona Norte.
Obrigado

Comente Aqui!

Sobre o Site

Este site tem o objetivo de divulgar notícias sobre a acupuntura, técnica milenar chinesa voltada para a saúde e bem estar da população e o atendimento de pacientes através do Dr. Márcio Ferreira.

  • Ana Célia: Também tenho neuropatia periférica gostaria de saber se a acumpultura da resultados já tomei var [...]
  • Luiz Antonio Pirovani: Meu filho tem problemas de deficit de atenção; e agora esta aparecendo um sintoma de esquizofrenia [...]
  • Sonia Reis: Gostaria de manter contato com Márcia Versiani , para saber quais fitoterápicos que ela usa! Por f [...]
  • Vitor Costa: Bom dia, Gostaria de saber onde fazer este tratamento de acupuntura em Portugal. Preferência zona [...]
  • Elisangela: Sueli! minha mãe também toma lyrica de 75 mg. Ela tomou a muito tempo o cabamazepina, mas quase mo [...]