Acupuntura ajuda nos sintomas de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), diz estudo.

In: Notícias sobre Acupuntura

15 abr 2011

A acupuntura pode ajudar pessoas com transtorno de estresse pós-traumático, de acordo com um recente ensaio clínico. Estresse pós-traumático (TEPT) é um transtorno de ansiedade que pode se desenvolver após exposição a um evento terrível, provação ou em que o dano físico grave ocorreu ou foi ameaçado. Os eventos traumáticos que podem desencadear o TEPT que incluem assaltos violentos, ou causados pelo homem como catástrofes naturais, acidentes, ou de combate militar.

Dr. Michael Hollifield, professor adjunto no Departamento de Psiquiatria e Ciências Comportamentais da Universidade de Louisville, no Kentucky, USA, realizaram o estudo da acupuntura e do TEPT na Universidade do Novo México em Albuquerque. O estudo envolveu 73 homens e mulheres com TEPT, incluindo uma quantidade de veteranos de guerra, e foi apoiado pelos Institutos Nacionais da Saúde e do Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa. Os pesquisadores analisaram a depressão, ansiedade e incapacidade.

Os participantes foram designados para receber um tratamento de acupuntura desenvolvida empiricamente ou terapia de grupo cognitivo-comportamental ao longo de 12 semanas, ou eram atribuídas a uma lista de espera, como parte do grupo de controle. As pessoas do grupo controle receberam tratamento ou encaminhamento para tratamento no final de sua participação.

Os pesquisadores descobriram que a acupuntura desde os efeitos do tratamento semelhante ao grupo de terapia cognitivo-comportamental, ambas as intervenções foram superiores aos do grupo controle. Além disso, os efeitos do tratamento de ambos a acupuntura e a terapia de grupo foram mantidos por 3 meses após o término do tratamento.
“Acupuntura no estudo-piloto preliminar parecia ser muito útil para TEPT e talvez em alguns aspectos, tão útil quanto o tratamento padrão da terapia cognitivo-comportamental”, diz Hollifield. “A Acupuntura provou ser útil o suficiente para alguns participantes que disseram que estavam significativamente melhores. ”

Fonte:
Acupuncture for Posttraumatic Stress Disorder: A Randomized Controlled Pilot Trial.
Journal of Nervous & Mental Disease.195(6):504-513, June 2007.

Comente Aqui!

Sobre o Site

Este site tem o objetivo de divulgar notícias sobre a acupuntura, técnica milenar chinesa voltada para a saúde e bem estar da população e o atendimento de pacientes através do Dr. Márcio Ferreira.

  • Ana Célia: Também tenho neuropatia periférica gostaria de saber se a acumpultura da resultados já tomei var [...]
  • Luiz Antonio Pirovani: Meu filho tem problemas de deficit de atenção; e agora esta aparecendo um sintoma de esquizofrenia [...]
  • Sonia Reis: Gostaria de manter contato com Márcia Versiani , para saber quais fitoterápicos que ela usa! Por f [...]
  • Vitor Costa: Bom dia, Gostaria de saber onde fazer este tratamento de acupuntura em Portugal. Preferência zona [...]
  • Elisangela: Sueli! minha mãe também toma lyrica de 75 mg. Ela tomou a muito tempo o cabamazepina, mas quase mo [...]