Acupuntura alivia dor articular causada por tratamentos de câncer de mama

In: Notícias sobre Acupuntura

27 ago 2010

Novo estudo conduzido por investigadores na Herbert Irving Comprehensive Cancer Center demonstrou que a acupuntura pode ser uma terapia eficaz para a dor e a rigidez nas articulações em pacientes com câncer de mama, que estão sendo tratadas com terapias hormonais.

A dor e a rigidez são efeitos colaterais comuns da terapia do inibidor de aromatase, em que a síntese de estrogênio está bloqueada. A terapia, que é um tratamento comum e eficaz para a fase inicial do câncer de mama, tem sido avaliada em pesquisas anteriores como causadora de alguma dor e rigidez nas articulações, em metade das mulheres que está sendo tratada.

“Desde que os inibidores da aromatase passaram a ser uma opção de tratamento cada vez mais popular para alguns pacientes com câncer de mama, tivemos como objetivo encontrar uma opção que não fosse uma droga, para gerir os problemas comuns que muitas vezes aparecem, melhorando assim a qualidade de vida e reduzindo a probabilidade de que os pacientes, potencialmente, interrompam este tratamento que salva vidas”, disse o autor sênior do papel, Dawn Hershman.

Para explorar os efeitos da acupuntura sobre a dor associada ao inibidor da aromatase conjunta, a equipe de pesquisa separou aleatoriamente 43 mulheres para receber acupuntura verdadeira ou acupuntura sham duas vezes por semana durante dois meses. Acupuntura sham, que era usada para controlar um efeito potencial do placebo, envolveu a inserção da agulha superficial em pontos do corpo que não são reconhecidos como pontos de acupuntura verdadeira. Todos os participantes estavam recebendo um inibidor da aromatase para o câncer de mama em estágio inicial, e todos relataram dor músculo-esquelética.

Entre as mulheres tratadas com acupuntura verdadeira, os resultados demonstraram que elas experimentaram melhoras significativas nas dores articulares e na rigidez ao longo do estudo. A intensidade da dor diminuiu e, em geral o bem-estar físico foi melhorado. Além disso, 20% dos pacientes que relatavam alívio da dor ao tomar medicação relataram que não precisavam mais tomar esses medicamentos após o tratamento com acupuntura. Nenhuma dessas melhorias foi relatada por mulheres que foram tratadas com a acupuntura sham.

“Este estudo sugere que a acupuntura pode ajudar as mulheres a controlar a dor e rigidez nas articulações e podem acompanhar o tratamento com inibidor da aromatase”, disse a primeira autora do estudo, Katherine D. Crew. “Este é o primeiro estudo aleatório, controlado com placebo, que estabelece que a acupuntura pode ser um método eficaz para aliviar os problemas comuns causados por esses medicamentos. No entanto, os resultados ainda precisam ser confirmados em grandes estudos multicêntricos”.

http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/6204/ciencia-e-tecnologia/acupuntura-alivia-dor-articular-causada-por-tratamentos-de-cancer-de-mama

Comente Aqui!

Sobre o Site

Este site tem o objetivo de divulgar notícias sobre a acupuntura, técnica milenar chinesa voltada para a saúde e bem estar da população e o atendimento de pacientes através do Dr. Márcio Ferreira.

  • Ana Célia: Também tenho neuropatia periférica gostaria de saber se a acumpultura da resultados já tomei var [...]
  • Luiz Antonio Pirovani: Meu filho tem problemas de deficit de atenção; e agora esta aparecendo um sintoma de esquizofrenia [...]
  • Sonia Reis: Gostaria de manter contato com Márcia Versiani , para saber quais fitoterápicos que ela usa! Por f [...]
  • Vitor Costa: Bom dia, Gostaria de saber onde fazer este tratamento de acupuntura em Portugal. Preferência zona [...]
  • Elisangela: Sueli! minha mãe também toma lyrica de 75 mg. Ela tomou a muito tempo o cabamazepina, mas quase mo [...]