Acupuntura alivia os sintomas da fibromialgia

In: Notícias sobre Acupuntura

25 mai 2011

Natural News – Evidências sugerem que a acupuntura reduz os sintomas da fibromialgia, segundo um estudo da Clínica Mayo.

A fibromialgia é uma doença considerada incapacitante por muitos, e é caracterizada por dor crônica musculoesquelética difusa e sintomas tais como fadiga, rigidez articular e distúrbios do sono. Nenhuma cura é conhecida e os tratamentos disponíveis são apenas parcialmente eficazes.

O estudo da Clínica Mayo envolveu 50 pacientes com fibromialgia inscritos em um ambiente controlado, randomizado para determinar se a acupuntura melhorou seus sintomas. Os sintomas dos pacientes que receberam acupuntura melhoraram significativamente em relação ao grupo controle, de acordo com o estudo publicado na edição de junho da revista Mayo Clinic Proceedings.

“Os resultados do estudo convenceram que há algo mais do que o efeito placebo para a acupuntura”, diz David Martin, MD, Ph.D., autor principal do artigo”. Isso reforça uma série de impressões clínicas que esta técnica é útil para os pacientes.

Cada vez mais, os pacientes estão interessados ​​em seguir técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, em conjugação com os seus principais cuidados médicos, segundo relato do Dr. Martin.

O estudo dá credibilidade à crença do paciente de que métodos não tradicionais podem melhorar sua saúde. No julgamento da clínica Mayo, os pacientes que receberam acupuntura para combater os sintomas da fibromialgia relataram melhora no cansaço e ansiedade, entre outros sintomas. A acupuntura foi bem tolerada, com efeitos colaterais mínimos.

O estudo da clínica Mayo é um dos três únicos estudos randomizados e controlados envolvendo pacientes com fibromialgia. Dr. Martin diz que o estudo da Mayo demonstra que a acupuntura é útil, e também comprova que se pode realizar um rigoroso estudo da acupuntura. Futuras pesquisas podem ajudar os médicos a entender que as condições médicas respondem melhor à acupuntura, como aplicá-la para melhorar o alívio dos sintomas, e quanto tempo os pacientes podem ter seus sintomas diminuidos após cada tratamento.

Dr. Martin realizou o estudo na Mayo Clinic de Rochester, com co-autoria de Inês Berger, MD; Christopher Sletten, Ph.D., e Williams Brent.

2 Responses to Acupuntura alivia os sintomas da fibromialgia

Avatar

eliane c. duarte

novembro 5th, 2014 at 16:35

Boa Tarde! meu nome è Eliane Duarte sou uma estudante de acupuntura na MASTERAPIAS em barcelona, e leio sempre muito sobre acupuntura neste sito, e gostaria de receber se possivel atravez e-mail, um procedimento de fibromialgia pois tenho um parente q tem esta patologia. obrigado!

Avatar

admin

março 6th, 2015 at 13:39

Eliane, desculpe a demora, mas não tinha visto até agora o seu post ok!
lembre que Fibromialgia está ligada a desequilíbrio do “Shen”, portanto deve-se sempre equilibrá-lo. Utilize também os pontos gatilhos para a fibromialgia, Faça a palpação dos pontos doloridos . Vc pode usar além dos pontos gatilhos, os pontos de dor “Ashi”.
Se tiver mais dúvidas entre em contato.

Comente Aqui!

Sobre o Site

Este site tem o objetivo de divulgar notícias sobre a acupuntura, técnica milenar chinesa voltada para a saúde e bem estar da população e o atendimento de pacientes através do Dr. Márcio Ferreira.

  • Ana Célia: Também tenho neuropatia periférica gostaria de saber se a acumpultura da resultados já tomei var [...]
  • Luiz Antonio Pirovani: Meu filho tem problemas de deficit de atenção; e agora esta aparecendo um sintoma de esquizofrenia [...]
  • Sonia Reis: Gostaria de manter contato com Márcia Versiani , para saber quais fitoterápicos que ela usa! Por f [...]
  • Vitor Costa: Bom dia, Gostaria de saber onde fazer este tratamento de acupuntura em Portugal. Preferência zona [...]
  • Elisangela: Sueli! minha mãe também toma lyrica de 75 mg. Ela tomou a muito tempo o cabamazepina, mas quase mo [...]