Acupuntura é eficaz no alívio de dores e da fadiga de pessoas com câncer

In: Notícias sobre Acupuntura

14 mar 2011

Segundo matéria publicada no O Globo Online de 03 de junho de 2008, sessões regulares de acupuntura durante o tratamento de câncer, ajudam a aliviar sintomas como dor, fadiga e boca seca, comuns a pacientes em tratamento de radioterapia e quimioterapia. Outros estudos também afirmam que a acupuntura ajuda a controlar reações adversas como náuseas e vômitos.

É o oncologista David Pfiser, um dos coordenadores do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York, que acompanhando um grupo de pacientes submetidos à cirurgia de retirada de tumores e em processo de quimioterapia, quem afirma. No congresso anual da Sociedade Americana de Oncologia Clinica, em Chicago, o oncologista concluiu que a acupuntura demonstrou ser mais eficaz que antiinflamatórios, analgésicos e mesmo a fisioterapia, na hora de aliviar as dores dos pacientes.

Para o médico, é nosso dever indicar aos pacientes de câncer todo o tipo de tratamento coadjuvante que possa aliviar a dor. E embora os remédios serem úteis, não são totalmente eficazes da hora de aliviar o desconforto durante o tratamento de quimioterapia e radioterapia.

A melhora nos sintomas de dor e boca seca foi cerca de 39% maior no grupo que fez o tratamento com acupuntura em relação ao que teve tratamento convencional com medicamentos e sessões de fisioterapia.

Para o médico, a acupuntura pode ser indicada para o alívio da dor em qualquer caso, mas, mostra-se especialmente eficaz para pacientes com câncer de cabeça ou pescoço, que costumam ficar com os movimentos mais limitados depois de uma intervenção cirúrgica.

Comente Aqui!

Sobre o Site

Este site tem o objetivo de divulgar notícias sobre a acupuntura, técnica milenar chinesa voltada para a saúde e bem estar da população e o atendimento de pacientes através do Dr. Márcio Ferreira.

  • Ana Célia: Também tenho neuropatia periférica gostaria de saber se a acumpultura da resultados já tomei var [...]
  • Luiz Antonio Pirovani: Meu filho tem problemas de deficit de atenção; e agora esta aparecendo um sintoma de esquizofrenia [...]
  • Sonia Reis: Gostaria de manter contato com Márcia Versiani , para saber quais fitoterápicos que ela usa! Por f [...]
  • Vitor Costa: Bom dia, Gostaria de saber onde fazer este tratamento de acupuntura em Portugal. Preferência zona [...]
  • Elisangela: Sueli! minha mãe também toma lyrica de 75 mg. Ela tomou a muito tempo o cabamazepina, mas quase mo [...]