Acupuntura pode tratar calores e fazer outros sintomas da menopausa mais suportável

In: Notícias sobre Acupuntura

16 mar 2011

Mulheres que sofrem de ondas de calor e outros sintomas desconfortáveis ​​da menopausa podem ser capaz de encontrar alívio através da acupuntura, de acordo com um estudo novo.

A idéia de ter que ficar deitada por 20 minutos com agulhas pode não agradar a todas. Por outro lado, a terapia de reposição hormonal – freqüentemente empregada para fazer a menopausa mais suportável – tem alguns problemas próprios, incluindo um aumento do risco de doença coronariana, acidente vascular cerebral e câncer de mama.

Assim, os pesquisadores recrutaram 53 mulheres na pós-menopausa e 27 delas foram submetidas a cinco semanas de acupuntura (duas vezes por semana durante 20 minutos a uma hora) e 26 delas foram tratadas parecendo que era acupuntura, mas sem o efeito desejado, não era real. As mulheres no grupo de tratamento tiveram agulhas inseridas em 10 pontos de acupuntura e mulheres no grupo placebo, foram tratados com agulhas que não penetram na pele.

No final do período de estudo, as mulheres que receberam acupuntura apresentaram maior alívio dos sintomas em comparação com seus pares que fizeram o tratamento placebo. Suas ondas de calor, foram menos intensas (não houve mudança para as mulheres que receberam o tratamento placebo). Ambos os grupos apresentaram melhora em seus sintomas psicológicos (como medido pela Escala de Avaliação de Menopausa), embora o benefício foi muito maior para as mulheres que receberam acupuntura. Além disso, os níveis de estrogênio foram significativamente maiores para as mulheres no grupo de tratamento em relação aos controles.

Se tivesse havido mais de 10 sessões, os benefícios da acupuntura poderiam ter sido ainda maiores, disseram os pesquisadores. Os resultados foram publicados na revista “Acupuntura em Medicina”.

Este não é o primeiro estudo a avaliar a eficácia da acupuntura para ondas de calor. Em estudos anteriores, os resultados têm sido mistos. Mas pelo que ouvi sobre os calores, algumas mulheres estão dispostas a tentar qualquer coisa.

The Los Angeles Times

Comente Aqui!

Sobre o Site

Este site tem o objetivo de divulgar notícias sobre a acupuntura, técnica milenar chinesa voltada para a saúde e bem estar da população e o atendimento de pacientes através do Dr. Márcio Ferreira.

  • Ana Célia: Também tenho neuropatia periférica gostaria de saber se a acumpultura da resultados já tomei var [...]
  • Luiz Antonio Pirovani: Meu filho tem problemas de deficit de atenção; e agora esta aparecendo um sintoma de esquizofrenia [...]
  • Sonia Reis: Gostaria de manter contato com Márcia Versiani , para saber quais fitoterápicos que ela usa! Por f [...]
  • Vitor Costa: Bom dia, Gostaria de saber onde fazer este tratamento de acupuntura em Portugal. Preferência zona [...]
  • Elisangela: Sueli! minha mãe também toma lyrica de 75 mg. Ela tomou a muito tempo o cabamazepina, mas quase mo [...]