Acupuntura: Técnica milenar chinesa

In: Notícias sobre Acupuntura

17 ago 2010

A filosofia chinesa prega que o Universo é gerado e mantido pela energia cósmica Chi (lê-se Ki), que significa a chama da vida e é baseada na oposição de duas forças (yin e yang). E é preciso que essas duas forças estejam em harmonia para que as pessoas conquistem uma vida equilibrada, saudável e feliz.

Ainda segundo a sabedoria chinesa , uma das maneiras de alcançar esta harmonia energética é através da acupuntura, uma técnica milenar que consiste em aplicar agulhas em certos pontos do corpo, equilibrando a energia vital e contribuindo para o bom funcionamento do organismo.

“As doenças aparecem quando o organismo está em desequilíbrio energético . E esse desequilíbrio pode ser causado por fatores externos (como o frio, o calor, a umidade e a poluição), a alimentação inadequada ou pelos sentimentos de raiva, de preocupação, de medo e de tristeza”.

Na medicina chinesa, não existe uma receita única para combater os males de todas as pessoas – cada indivíduo recebe um tratamento personalizado. Portanto, na acupuntura, a aplicação das agulhas varia de acordo com os sintomas apresentados por cada paciente e da constituição e da resposta de seu organismo.

A acupuntura é utilizada para tratar os mais variados problemas de saúde, para amenizar as dores , retardar o aparecimento de rugas e até como coadjuvante no combate à obesidade .

Porém, é importante saber escolher o profissional que irá atendê-lo. Além de levar em conta as indicações de pessoas que já obtiveram sucesso com o tratamento, é importante prestar atenção na maneira como o profissional conduz a consulta.

“Para buscar soluções, o terapeuta tem de fazer uma análise geral dos hábitos gerais do paciente: alimentares, físicos, emocionais e mentais”. A primeira conversa deve ser longa, pois é neste momento que o especialista em acupuntura perguntará sobre os hábitos alimentares do paciente, suas atividades físicas e profissionais e avaliará questões emocionais e mentais (como o estresse e as dificuldades de relacionamento, entre outras).

As sessões de acupuntura duram de 30 minutos a uma hora e meia e podem ser administradas diariamente , uma vez por semana, quinzenalmente ou uma vez por mês (manutenção). Tudo depende do tipo de tratamento e do estado do paciente.

O objetivo dessa terapia é equilibrar o organismo , que passa a digerir, assimilar, metabolizar e eliminar as substâncias ingeridas de maneira mais racional. Como conseqüência, o paciente sente seu corpo trabalhando de maneira mais harmônica.

Porém, adotar a acupuntura não significa que você pode deixar de lado os cuidados com a saúde. Alimentação balanceada, prática de atividades físicas regulares, momentos dedicados ao lazer e ao descanso e outras medidas importantes continuam sendo fundamentais para que você conquiste uma vida mais saudável. Cuide-se!

Comente Aqui!

Sobre o Site

Este site tem o objetivo de divulgar notícias sobre a acupuntura, técnica milenar chinesa voltada para a saúde e bem estar da população e o atendimento de pacientes através do Dr. Márcio Ferreira.

  • Ana Célia: Também tenho neuropatia periférica gostaria de saber se a acumpultura da resultados já tomei var [...]
  • Luiz Antonio Pirovani: Meu filho tem problemas de deficit de atenção; e agora esta aparecendo um sintoma de esquizofrenia [...]
  • Sonia Reis: Gostaria de manter contato com Márcia Versiani , para saber quais fitoterápicos que ela usa! Por f [...]
  • Vitor Costa: Bom dia, Gostaria de saber onde fazer este tratamento de acupuntura em Portugal. Preferência zona [...]
  • Elisangela: Sueli! minha mãe também toma lyrica de 75 mg. Ela tomou a muito tempo o cabamazepina, mas quase mo [...]