Alívio da neuralgia do trigêmio com acupuntura

In: Notícias sobre Acupuntura

22 mar 2011

(NaturalNews) Um estudo recente na revista Medical Acupuncture demonstrou um efeito benéfico quando se administrou acupuntura aos pacientes que estavam sofrendo de neuralgia do trigêmeo (NT). Neuralgia do trigêmeo (NT) manifesta-se com pontadas ou dor tipo choque elétrico ao longo do trajeto do nervo trigêmeo. O desconforto é geralmente sentido em apenas um lado da face, geralmente na área da bochecha, olho e na parte inferior do rosto. O mecanismo de produção da dor não é totalmente compreendido, mas os estudos sugerem que a NT é associada freqüentemente com a desmielinização de fibras sensoriais do trigêmeo.

Embora alguns pacientes respondam a doses moderadas de droga, única terapia e descompressões microvasculares, muitos outros pacientes sofrem com as prolongadas abordagens de tratamento sem sucesso. Isso inclui grandes doses de medicamentos com efeitos adversos, as complicações relacionadas à cirurgia, no pós-operatório e recidiva dos sintomas. Os efeitos colaterais das medicações antiepilépticas várias vezes prescritas para pacientes TN incluem tonturas, ataxia, náuseas, vômitos, alterações hematológicas e arritmia cardíaca. Além disso, uma alta proporção de pacientes TN tomam medicamentos analgésicos, incluindo narcóticos.

Todos os sete participantes do sexo feminino e 4 dos 5 homens no estudo responderam favoravelmente à acupuntura. Cinco dos pacientes foram capazes de interromper a medicação após a remissão completa da TN. Um desses cinco participantes exigiu apenas 2 sessões de acupuntura para atingir a remissão completa, enquanto os outros foram necessários 3 a 9 sessões para obter este resultado.

A acupuntura foi reconhecida pelo Instituto Nacional de Saúde como uma modalidade terapêutica científica com uma capacidade efetiva de alívio da dor. A vantagem dos tratamentos de acupuntura é que eles são praticamente desprovidos de efeitos colaterais e extremamente seguros. Postula-se que a inserção de agulhas de acupuntura provoca maior fluxo sanguíneo para a área afetada. Com vários tratamentos com acupuntura, o efeito cumulativo pode realmente levar a reparação nervosa, no caso das fibras sensoriais do trigêmeo desmielinizadas, mencionada no início.

Plantas medicinais podem também ser usadas em conjunto com o protocolo de acupuntura acima para aumentar o seu efeito.
O estudo TN acima mencionado conclui que o tratamento com acupuntura deve ser considerado antes de uma intervenção mais invasiva. No entanto, deve-se notar que este estudo em particular tinha um grupo relativamente pequeno de participantes, e não utilizava um formato randomizado e duplo-cego.
Fontes para este artigo:

http://www.liebertonline.com/doi/ab…

21 Responses to Alívio da neuralgia do trigêmio com acupuntura

Avatar

Cornelio Dall'Alba

maio 11th, 2011 at 11:23

Li as informações sobre est neuralgia, porque eu sofro também deste mal. Já estive bem pior. Usei gabapentina, mas quando foi trocada para carbamazepina meu fígado, meu pulmão não aguentou mais e fui hospitlizado com púrpura e uma grave intoxicação, salvei-me por pouco. Não tomo mais remédios, apenas frequento uma fisio-terapeuta, e vou levando, mas o frioparece agravar as dores. Porém, vou tentar com acupuntura. Quem sabe!

Avatar

admin

maio 11th, 2011 at 13:26

Cornélio, veja que o tratamento com acupuntura pode melhorar os sintomas da TN. No estudo o nº de pacientes foi pequeno, mas com bons resultados. Vale a tentativa. Quanto ao frio desencadear maiores sintomas, é sabido na MTC que ele e o calor podem desencadear patologias que como medida preventiva, deve-se intensificar o tratamento antes do período da estação correspondente. Boa sorte, e não esmoreça!

Avatar

margareth

maio 19th, 2011 at 13:58

Sou acupunturista, tenho em consultório alguns pacientes com NT, utilizo o metodo espalpeano para tratá-los. Posso garantir que na primeira sessão todos foram umanimes no resultado. Passaram 36h sem dor, sem utilizar nenhum medicamento.

Avatar

telma otaviano

agosto 19th, 2011 at 22:04

Onde v trabalha? Meu pai está com neuropatia. Será q com as sessoes
de acupuntura ele volta a ter ao menos mais sensibilidade ?
Está andando com muita dificuldade. Não tem dores mas não sente
a planta dos pés. Acreditamos que foi devido ao alcolismo.
Aguardo resposta. Grata

Avatar

admin

agosto 22nd, 2011 at 11:14

Meu consultório é em Santos-SP. É necessário uma avaliação para saber as causas da neuropatia, a cronicidade, abrangência, para se ter uma prespectiva de melhora do quadro.

Avatar

andrea magan

outubro 10th, 2011 at 19:16

Preciso urgente de um acumputurista em São Paulo que trate nelvragia do trigemeo, minha avó já operou duas vezes, toma remedio e sofre demais com as dores, alguem pode me indicar, por favor???
grata

Avatar

Emanuela

fevereiro 12th, 2012 at 20:18

OLÁ,TENHO UMA TIA DE 71 ANOS JÁ FEZ USO DE TODOS OS MEDICAMENTOS POSSIVEIS CONTRA A NEURALGIA DO TRIGEMIO MAIS NADA RESOLVEU.GOSTARIA DE TENTAR ACUPUNTURA.SOU DE PERNAMBUCO JABOATÃO DOS GUARARAPES ALGUEM CONHECE ALGUM ACUPUNTURISTA AQUI?ME AJUDEM POR FAVOR ELA SOFRE DE MAIS.GRATA EMANUELA

Avatar

Renata

setembro 3rd, 2012 at 0:35

Boa noite.
Eu sou acupunturista e tenho um paciente com Nevralgia do trigêmeo. Estou tratando há 4 sessões já, mas ainda não obtive resultados.
Pensei no seguinte tratamento:
F3- promove o fluxo do Qi e do sangue.
IG4 + F3- utilizar do lado contra-lateral da nevralgia
IG6- ponto LO do IG
E44- Combinado com o IG4 elimina o vento da face
Na face: E4, E7, ID18, VC24, VG26 e Youyau.
O que você acha sobre esse tratamento??? Você sugere algo diferente ?
Agradeço desde já sua atenção. Sua resposta vai me ajudar bastante.
Renata

Avatar

Luiz-Otavio Castro

outubro 30th, 2012 at 16:15

Tenho NT, há mais de 04 anos, com periodos de intervalos de variações de até 01 a 01 ano e meio. Neste “veranico” de São Paulo, teve uma recidiva.
Voltei ao tratramento com acupuntura no Hospital São Paulo (PAtendimento).
Fui convidado pelo Amb.de Neurologia do H.Clinicas, para fazer uma pequena cirurgia com Balão, aplicada no V2.
Já faz mais de 30 dias, aparentemente as dores diminuiram, porém continúo fazendo uso da carbamazepina, muito esporadicamente c/ dosagem de 200mg, tomada uma vez no periodo da noite.

Avatar

simone

fevereiro 6th, 2013 at 19:29

meu pai tem 75 anos e foi diagnosticado com neufragia do trigenio ele toma carbamazepazina mas os efeitos colaterais são terriveis existe outro remedio alem desse ou remedios homeopaticos para sanar as crises

Avatar

RONALDO HERLINGER

julho 21st, 2013 at 15:13

TIVE HERPES ZONTA COM A NT, ESTOU NA OITAVA SEÇÃO DE ACUMPUNTURA, NAS PRÓXIMAS CERTAMENTE JA ESTAREI MEHOR E VOU COMENTAR. INTÉ

Avatar

elizabeth

julho 28th, 2013 at 16:49

tenho nt a 4 anos sofro com essa dor descobri na alemanha quando o medico de la me passou carbamazepina mais as dores eram tao forte que passei a usar de 400mg nao aguento mais Tomar essas drogas me deixa tonta, e alem disso enche de herpe no meu bumbum tou sofrendo muito nao sei o que fazer mais,,sera que vou viver pro resto da minha vida com essa doença

Avatar

sonia

abril 17th, 2014 at 22:16

Fui diagnosticada com NT em novembro de 2013 e comecei a tomar uma formula , que melhorou a dor , porem, ela abaixou a defesa do meu organismo, fui obrigada a trocar de medico e o novo medico me receitou a carbamazepina que é também horroroso, mas., há 6 semanas comecei um tratamento com acupuntura e por minha conta e risco parei com o remédio e posso dizer que até o momento eu vivo em lua de mel com os meus Trigemios.

Avatar

RONALDO HERLINGER

abril 27th, 2014 at 9:16

Foram nove seções e acho que não adiantou de nada, dava um alicio na hora, melhor tomar vitamina B para melhorar o sistema imunologico, dizem que a carbamazepina, tem uns efeitos não bom para a saude.
O melhor de tudo é aliviar a mente, ficar calmo,estou com dor no olho á um ano,por vezes não sinto nada, a maior parte do tempo estou com dor .
Meditar e rezar, vou ficar bom. inté

Avatar

admin

abril 28th, 2014 at 15:28

Bom Ronaldo, tudo depende do desequilíbrio do paciente, do profissional que aplica a técnica!
Talvez você deveria procurar um outro profissional para resolver o seu problema.

Avatar

RONALDO HERLINGER

junho 6th, 2015 at 21:31

OLA MINHA GENTE!!, FIZ NOVE SEÇÕES, REALMENTE AJUDA UM POUCO, DEPOIS AS DORES VOLTAM, TIVE HERPES ZOSTER JA FAZ DOIS ANOS, A DOR É SUPORTÁVEL, AS VEZES ELAS PASSAM PÓR HORAS, PRINCIPALMENTE QUANDO VOU DORMIR, ELA ME ESQUEÇE, AGORA VI QUE JA HAVIA COMENTADO ACIMA. Continuar meditando e horando, vou ficar bom, inté

Avatar

RONALDO HERLINGER

junho 6th, 2015 at 21:31

OLA MINHA GENTE!!, FIZ NOVE SEÇÕES, REALMENTE AJUDA UM POUCO, DEPOIS AS DORES VOLTAM, TIVE HERPES ZOSTER JA FAZ DOIS ANOS, A DOR É SUPORTÁVEL, AS VEZES ELAS PASSAM PÓR HORAS, PRINCIPALMENTE QUANDO VOU DORMIR, ELA ME ESQUEÇE, AGORA VI QUE JA HAVIA COMENTADO ACIMA. Continuar meditando e horando, vou ficar bom, inté

Avatar

Waldo

outubro 22nd, 2015 at 9:44

Boa tarde.
Se alguém quer uma indicação de acupunturista em São Paulo, segue informações abaixo:

Rua Xerentes, 124
http://www.clinicacauchioli.com.br/

Avatar

Luciano

março 21st, 2016 at 2:36

Minha esposa tem NT, a mais de 10 anos já fez duas cirurgia do balão e não resolveu e toma estes remédios já comentados acima.
Você conhece a técnica da acupuntura carboxiterapia.
Qual é o o telefone e endereço da sua clínica.

Avatar

Sueli

abril 7th, 2016 at 19:41

Minha mãe sofre há 3 anos, qdo vem as crises ,coitada, não sei oqe fazer. Ela toma lírica , e tem se dado bem com o remédio, mas mesmo assim vem as crises vez em quando.agora vou tentar a acupuntura,vamos ver os resultados,Fico desesperada em ver as dores dela.

Avatar

Elisangela

maio 7th, 2016 at 14:20

Sueli! minha mãe também toma lyrica de 75 mg. Ela tomou a muito tempo o cabamazepina, mas quase morreu. O carbamazepina descontrola o sódio e o potássio deixa a pessoa desorientada. Só que quando vem a crise nem o lyrica está resolvendo. Não sei o que vou fazer. O lyrica é muito caro e não está resolvendo.

Comente Aqui!

Sobre o Site

Este site tem o objetivo de divulgar notícias sobre a acupuntura, técnica milenar chinesa voltada para a saúde e bem estar da população e o atendimento de pacientes através do Dr. Márcio Ferreira.

  • Ana Célia: Também tenho neuropatia periférica gostaria de saber se a acumpultura da resultados já tomei var [...]
  • Luiz Antonio Pirovani: Meu filho tem problemas de deficit de atenção; e agora esta aparecendo um sintoma de esquizofrenia [...]
  • Sonia Reis: Gostaria de manter contato com Márcia Versiani , para saber quais fitoterápicos que ela usa! Por f [...]
  • Vitor Costa: Bom dia, Gostaria de saber onde fazer este tratamento de acupuntura em Portugal. Preferência zona [...]
  • Elisangela: Sueli! minha mãe também toma lyrica de 75 mg. Ela tomou a muito tempo o cabamazepina, mas quase mo [...]