Eficácia da acupuntura na doença de Crohn

In: Notícias sobre Acupuntura

1 abr 2011

Em um estudo publicado na revista, a Digestão, a acupuntura foi eficaz para o tratamento da doença de Crohn. A doença de Crohn é uma doença auto-imune que envolve a inflamação crônica do trato gastrointestinal. Os principais sintomas da doença de Crohn são dor abdominal, febre, fadiga e diarréia persistente e aguada. Os sintomas variam de leve a grave, e pode ir e vir com períodos de crises.

Neste estudo alemão, 51 doentes com doença de Crohn moderada ativa, tiveram uma diminuição na atividade da doença após 10 sessões de acupuntura. Participantes do estudo também mostraram uma melhora geral e bem-estar e relataram uma melhora na qualidade de vida.

Fonte: Joos S, Brinkhaus B, Maluche C, Maupai N, Kohnen R, Kraehmer N, Hahn EG, Schuppan D. Acupuncture and moxibustion in the treatment of active Crohn’s disease: a randomized controlled study. Digestion. 2004;69(3):131-9.

7 Responses to Eficácia da acupuntura na doença de Crohn

Avatar

Marlon

fevereiro 21st, 2012 at 8:22

Bom dia, sou acumpuntor e tenho um paciente com doença de crohn, gostaria de saber quais são os tratamentos mais indicados com acupuntura e de que forma abordar essa doença. Obrigado Marlon Coelho

Avatar

admin

fevereiro 24th, 2012 at 17:32

A MTC classifica a doença de Crohn em uma das quatro categorias a seguir, portanto se faz necessário o diagnóstico energético bem definido. Abaixo temos algumas possibilidades de tratamento com combinações de pontos que podem ser utilizados, de acordo com as deficiências apresentadas:

Invasão de Umidade-Calor no Intestino Grosso – De início agudo e repentino dos sintomas gastrointestinais. Alguns sintomas incluem diarréia muco e sangue nas fezes, fezes fétidas, urina amarela, distensão abdominal e dor, defecação com urgência, tenesmo, sensação de queimação no ânus após a passagem das fezes, irritabilidade, sede e preferência para beber frio água.

Tratamento – Eliminar o calor, resolver a umidade e cessar a diarréia.
Pontos – BP6, B22, E25, B17, IG11, E37, B20, B25, VC4, PC6.

Deficiência de Baço – Pode ser devido à deficiência constitucional ou comer demais frio e alimentos crus. Os doentes com doença de Crohn, normalmente têm deficiência de baço caracterizada por uma capacidade comprometida do baço para transformar e transporte de alimentos. Os sintomas incluem diarréia freqüente e grave, fezes aquosas com alimento não digerido, dor abdominal maçante, falta de apetite, má digestão, desconforto gástrico após a ingestão de alimentos, a tez pálida facial, fadiga e letargia devido à má absorção e desnutrição crônica.
Se for deficiência do QI do PI:
Tratamento – Tonificar o QI do Baço/Pâncreas.
Pontos – BP6, E36, VC12, VC4, BP3, B20, B21.

Se for deficiência do YANG do PI:
Tratamento – Tonificar o YANG do Baço/Pâncreas.
Pontos – BP9, BP3, BP6, VC9, VC12, VC4, E28, B20, B22 (moxa).

Baço e Deficiência Renal – Pode ser devido a deficiências constitucionais ou secundárias à natureza crônica da doença. Os sintomas incluem diarréia de manhã cedo, aumenta dor abdominal com frio, mas diminui com a defecação, intolerância ao frio, e as mãos frias e pés.

Tratamento – Tonificar o YANG do Baço/Pâncreas.
Pontos – BP9, BP3, BP6, VC9, VC12, VC4, E28, B20, B22 (moxa).

Tratamento – Tonificar e aquecer o Rim.
Pontos – B23, VC4, VG3, VG4, R7, R3, VC6 (moxa).

Qi (energia) e estagnação do sangue – Se assemelha a uma fase aguda da doença de Crohn com dor abdominal intensa e plenitude com uma massa palpável na fossa ilíaca direita (imita apendicite). Outros sintomas incluem diarréia falta de apetite, perda de massa muscular e letargia.

Tratamento – Tonificar o QI do Baço/Pâncreas.
Pontos – BP6, E36, VC12, VC4, BP3, B20, B21.

A dieta e recomendações dietéticas desempenham um papel muito importante na prevenção e tratamento eficaz da doença de Crohn. Ingestão de alimentos frios ou cru excessiva pode prejudicar o baço e o estômago. Os pacientes também são aconselhados a evitar os gatilhos por certos alimentos, como certos produtos químicos, leite e outros laticínios (especialmente em pacientes com intolerância à lactose). Alimentos volumosos, como frutas e vegetais crus, por vezes podem piorar a obstrução intestinal e provocar cólicas então devem ser evitado. Além disso, a ingestão do alimento errados podem ter influência na ingestão de calorias, provocando a desnutrição e desidratação, problemas comuns associados com a doença de Crohn.

Limitações do TCM. Há casos em que apenas a acupuntura e a fitoterapia chinesa não são apropriadas para o tratamento. Se o paciente tiver complicações tais como a colite tóxica ou megacólon tóxico, a hospitalização imediata é necessária. Além disso, complicações graves como hemorragia maciça, perfuração livre, ou colite fulminante tóxica necessitam de intervenção cirúrgica imediata.

Avatar

Marcelo

setembro 14th, 2012 at 10:08

Bom dia!
Gostaria de uma indicação de alguma clinica de acupuntura aqui no RJ que possa tratar da doença de crohn.

Grato

Avatar

Ana Maria

fevereiro 10th, 2014 at 18:24

Gostaria de saber de um especialista de acumputura na dença de crhoon em Copacabana e se tem convênio se não tem quanto é a cesão .

Avatar

eliane c. duarte

outubro 12th, 2014 at 19:14

boa tarde! tem dois anos que tenho uma dermatite nas palpeblas que nasce tambem orzaiolo, com antibiotico melhorou um pouco esta nascendo menos orzaiolo, mais tenho uma cosseira nas palpebras, e nasce uma caspa. gostaria de saber os pontos mais importante pra ajudar a equilibrar esse problema, tenho 49 e to na faze da pre-menopausa com a menstruaçao desrregulada, tenho sempre queimor no estomago, tenho a pele muito oliosa com muita acne.obrigado!

Avatar

Leonardo Greco

janeiro 14th, 2015 at 16:12

Bom dia!

Gostaria de uma indicação de alguma clinica de acupuntura aqui no RJ que possa tratar da doença de crohn.

Grato

Leonardo Greco

Avatar

Naima

dezembro 7th, 2015 at 15:43

Muito interessante o conte

Comente Aqui!

Sobre o Site

Este site tem o objetivo de divulgar notícias sobre a acupuntura, técnica milenar chinesa voltada para a saúde e bem estar da população e o atendimento de pacientes através do Dr. Márcio Ferreira.

  • Ana Célia: Também tenho neuropatia periférica gostaria de saber se a acumpultura da resultados já tomei var [...]
  • Luiz Antonio Pirovani: Meu filho tem problemas de deficit de atenção; e agora esta aparecendo um sintoma de esquizofrenia [...]
  • Sonia Reis: Gostaria de manter contato com Márcia Versiani , para saber quais fitoterápicos que ela usa! Por f [...]
  • Vitor Costa: Bom dia, Gostaria de saber onde fazer este tratamento de acupuntura em Portugal. Preferência zona [...]
  • Elisangela: Sueli! minha mãe também toma lyrica de 75 mg. Ela tomou a muito tempo o cabamazepina, mas quase mo [...]